sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Passo

Apresentação de Saltos no Tempo
Você imagina uma música que seja tocada com o corpo humano? Bem, agora imagine uma música que, para ser tocada, precise do corpo humano em movimento. Agora pense em como seria uma música que para ser tocada precise de muitos corpos em movimento. Sim, sim, só os corpos, os únicos instrumentos são corpos em movimento. Mas é de música que estamos falando, portanto não podem ser corpos em qualquer movimento, precisam ser movimentos coordenados, um trabalho... Vamos deixar essa conversa para lá, veja o vídeo e depois conversamos.

Assista o vídeo "BLOCO do PASSO - Saltos no Tempo"

Repare que esta é uma obra que, aparentemente, não lança mão de qualquer tecnologia em sua execução.
Imagine (e dá-lhe imaginação) agora como foi escrita a partitura desta obra que não usa qualquer instrumento em sua execução além de corpos em movimento.
Consegue imaginar? Pois, a partitura foi escrita em um editor de apresentações. Ela está aqui para você ver e conhecer como um músico pode conceber e comunicar (para seus instrumentistas, os saltadores no tempo) sua composição com suporte em tecnologia digital. Será que esta obra seria o que é se fosse escrita em algum outro meio que não esse?

Se quiser, confira a partitura digital aqui: http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade3/pg4.html

Nenhum comentário: